segunda-feira, 23 de novembro de 2009

DIA DA FLORESTA AUTÓCTONE



    HOJE, dia 23 de Novembro, é Dia da Floresta Autóctone (O termo autóctone é sinónimo de nativo ou indígena, isto é, diz respeito a seres vivos originários do próprio território onde habitam).
    O Dia da Floresta Autóctone foi estabelecido para promover a divulgação da importância económica e ambiental da conservação das florestas naturais e a necessidade de as salvaguardar da destruição. Este dia está mais adaptado às condições climatéricas portuguesas para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta - 21 de Março, criado inicialmente para os países do Norte da Europa.
    Esta pior relação com a plantação em Março prende-se com a ausência a curto prazo de um facto essencial ao desenvolvimento da jovem árvore – a água. A plantação de árvores no início da Primavera em Portugal apresenta frequentemente um baixo sucesso, associado ao aumento das temperaturas e redução das chuvas que se faz sentir com a proximidade do Verão. Nesta altura torna-se mais adequado, na situação portuguesa, ver o desenvolvimento das áreas plantadas em Novembro ou até para uma visita à floresta.
  A participação e colaboração de todos é fundamental para a protecção da nossa floresta autóctone, nomeadamente na recolha de algumas sementes, na sua germinação e plantação (http://www.confagri.pt).




«Uma oportunidade para repensar o futuro e dar um lugar de maior relevo às nossas espécies» (http://www.cienciahoje.pt )





Fraga da Pena/Mata da Margaraça 



Portugal 






Sem comentários:

Enviar um comentário