quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Os enfeites de Natal



Os principais enfeites de Natal consistiam em frutos da época, doces e bolos
Mais tarde os vidreiros alemães, fabricaram objectos mais leves com os quais se podia enfeitar a árvore. Pequenos enfeites e doces também eram ai colocados pelas crianças.
Actualmente a imaginação não pára. Existem verdadeiros regalos para a nossa vista.

Mas afinal porque enfeitamos a árvore de Natal?
Mais uma vez, estamos no reino do ritual pagão. Na Idade Média as pessoas acreditavam em espíritos das árvores, enfeitavam árvores todos os anos durante o Inverno. Quando no Outono as folhas caiam pensavam que os espíritos das árvores as tinham abandonado. Isto motivava receios de que não pudessem regressar a essas árvores na Primavera seguinte. Se tal acontecesse, as árvores ficavam nuas e não dariam mais frutos.
Para fazer com que os espíritos regressassem às árvores, penduravam-se nas mesmas decorações de pedras  pintadas ou de panos coloridos. A ideia era a de tornar atraente as árvores para que os espíritos regressassem e as habitassem de novo. Para encanto de todos, isto funcionava maravilhosamente bem, e todos os anos, ma Primavera, as folhas despontavam novamente nas árvores. 

Depois deste costume, as pessoas começaram a trazer uma árvore para dentro de casa no período do Natal. Quando o novo costume de trazer para dentro de casa pequenos abetos, teve início na Alemanha, era perfeitamente natural acrescentar-lhe enfeites. Estes passaram a ser variados: doces, rebuçados, correntes de pequenas bolas de vidro, ornamentos de papel, velas e muitos mais. De salientar o facto de que hoje as velas não são utilizadas por serem consideradas perigosas e foram substituídas por pequenas lâmpadas eléctricas coloridas ou não.

Sem comentários:

Enviar um comentário